SP testa sistema de pedágio que cobra por quilômetro rodado

O governo de São Paulo começou a testar um novo sistema de pagamento de pedágio com cobrança por quilômetro rodado. A intenção é que o motorista pague apenas pelo trecho que ele percorrer nas rodovias.

A tecnologia que está sendo testada na Via Anhanguera, na região de Campinas, no interior, já é usada nos Estados Unidos. Se for aprovada, vai substituir as praças de cobrança tradicionais, mas apenas a longo prazo.

Para funcionar, o equipamento exige a instalação nos veículos de um dispositivo de leitura eletrônica conhecido como “tag”, que já funciona nas cabines de passagem expressa. O equipamento foi instalado no km 81 da rodovia, atrás de uma placa de sinalização comum, e pode ser facilmente confundido pelos motoristas com um radar.

Além de fazer a cobrança eletrônica, o equipamento também é capaz de fazer o monitoramento do tráfego. Segundo o governo do estado, o projeto piloto visa tentar diminuir o valor da “tag”. Atualmente, ela custa R$ 66,72. O objetivo é que ela saia de graça, ou custe pouco, se o sistema foi realmente implantado.

Fonte: G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: