OAB divulga resultado preliminar do Exame da Ordem

O resultado preliminar da primeira fase do 5º Exame de Ordem unificado foi divulgado na última segunda-feira (7/11). Os candidatos que não foram aprovados podem ingressar com recursos até o dia 10 de novembro. O resultado definitivo será divulgado no dia 21 de novembro. A consulta do resultado mediante o número de CPF pode ser feita aqui.

Participaram da prova objetiva com 80 questões cerca de 108 mil bacharéis de Direito. A segunda etapa, prova prático-profissional, acontece em 4 de dezembro, um domingo. A aprovação no Exame da Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil como advogado.

Quatro dias antes da primeira fase, por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o Exame da Ordem é constitucional. De acordo com os ministros, a exigência de aprovação na prova aplicada pela Ordem dos Advogados do Brasil para que o bacharel em Direito possa se tornar advogado e exercer a profissão não fere o direito ao livre exercício do trabalho previsto na Constituição Federal.

De acordo com a decisão, o Exame da Ordem é um instrumento correto para aferir a qualificação profissional e tem o propósito de garantir condições mínimas para o exercício da advocacia, além de proteger a sociedade. “Justiça é bem de primeira necessidade. Enquanto o bom advogado contribui para realização da Justiça, o mau advogado traz embaraços para toda a sociedade”, afirmou o relator do processo, ministro Marco Aurélio.

Fonte: Conjur

Confira as obras indicadas para preparação da 2.ª fase do Exame da OAB.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: