Novo CPC deve buscar celeridade sem atrapalhar direito de defesa, diz OAB

O secretário-geral do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, afirmou […] que a busca pela celeridade processual aliada ao respeito ao devido processo legal são os grandes desafios à construção do novo CPC. A declaração foi feita durante a abertura do Fórum Brasileiro de Direito Processual Civil, que discute o projeto do novo código.

Para ele, o evento, que acontece na sede da OAB Nacional é uma continuidade das audiências públicas que têm caracterizado a tramitação do novo CPC desde o seu anteprojeto. De acordo com Coêlho, as medidas têm o objetivo fortalecer a segurança jurídica e a qualidade nas decisões judiciais. “Sem dúvida alguma, o devido processo legal não pode ser atropelado sob pena de termos efetivamente um processo civil que não cumpra um de seus resultados”, afirmou.

Ele afirmou que, num mundo globalizado e participativo, não seria possível construir um código por poucos cientistas e doutores, sem ouvir a comunidade jurídica e a própria sociedade, destinatária dessa regulamentação. Para Coêlho, o novo CPC deve representar um avanço em termos de garantia do cidadão contra a intervenção estatal, ao mesmo tempo em que assegure a simplificação e a desburocratização, de modo a cumprir o princípio constitucional do acesso da população à Justiça.

Fonte: www.migalhas.com.br


Adquira o novo Código de Processo Civil comentado, de José Miguel Garcia Medina.

A obra Código de Processo Civil comentado, de autoria do Professor José Miguel Garcia Medina, reúne, a um só tempo, duas importantes características: de um lado, as considerações do Autor baseiam-se em sólidos fundamentos teóricos
de outro, as considerações críticas realizadas ao longo dos comentários tomam por ponto de partida aquilo que o Autor chama de “problemática concreta”, isto é, os problemas que mais frequentemente ocorrem no dia a dia das pessoas, extraídos da jurisprudência dos tribunais, e que preocupam advogados, magistrados, professores e estudantes.
Preocupado com as transformações do direito processual civil, o Autor – que integra a comissão que elaborou o anteprojeto de novo Código de Processo Civil – apresenta notas comparativas entre o Código em vigor e o projeto de novo CPC. O leitor tem à disposição, assim, material de consulta atualizado, tanto à luz da melhor doutrina e da jurisprudência selecionada pelo Autor, quanto às normas processuais civis que poderão vigorar no futuro. Esta 2.ª edição vem atualizada e ampliada, tendo o Autor levado em consideração as questões mais polêmicas e atuais do direito processual civil moderno.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: